domingo, 18 de novembro de 2012

Visite a região do Douro


Eça de Queiroz, Miguel Torga, Guerra Junqueiro… a inspiração de tão magistrais escritores não poderia ter outra musa senão o Vale do Douro. Desde Barqueiros até à fronteira com Espanha, o olhar perde-se por vinhedos e socalcos, vegetação espontânea e agreste, vales e planaltos entre os quais serpenteia o rio Douro.

É bem verdade que as características climáticas e morfológicas do Vale do Douro são as melhores para o cultivo da oliveira, da amendoeira e, principalmente, da vinha. No entanto, foi necessário investir tempo e dedicação para transformar esta paisagem e dar origem à mais antiga região demarcada do mundo na produção de vinhos, graças também ao empenho de Marquês de Pombal no século XVIII. No ano de 2001, a UNESCO elevou a região do Alto Douro Vinhateiro a Património Mundial, premiando o trabalho árduo do homem do Douro e a excelência dos vinhos ali produzidos. Destes, sobressai um ex-líbris de Portugal, o sublime e único Vinho do Porto.


E que melhor forma de apreciar todo este conjunto senão percorrendo a Rota do Vinho do Porto ou a Rota das Vinhas de Cister, cujo nome se deve à Ordem Religiosa que teve um papel fundamental no desenvolvimento da região. O Mosteiro de São João de Tarouca é o principal testemunho da sua presença, mas conheça também o Mosteiro de Salzedas ou a curiosa Torre e Ponte da Ucanha, que em tempos servia de portagem. Depois, embarque num cruzeiro pelo rio Douro ou siga o seu curso de carro ou num pitoresco percurso de comboio, e descubra um património monumental e cultural de raízes milenares.  

    

Vilas e aldeias típicas, solares e quintas tradicionais, e todo um espólio arqueológico que persiste desde a pré-história como o Vale do Coa, considerado um dos mais importantes sítios de arte rupestre do mundo e classificado Património da Humanidade pela UNESCO. A herança medieval é também assinalável, presente em castelos como o de Numão ou de Penedono. Imponente em estilo barroco, o Palácio de Mateus perto de Vila Real é um dos principais dinamizadores culturais da região organizando um diversificado programa de atividades.


Quando a ocasião o permita, não deixe de assistir às típicas festas celebradas um pouco por toda a região, em especial por alturas do Carnaval e das vindimas, bem como às romarias religiosas em honra da Senhora da Lapa, perto de Sernancelhe, ou de Nossa Senhora dos Remédios, em Lamego. Não faltam ranchos, grupos de cantares e música tradicional para animar o espírito. Finalmente, depois de tantas e tão intensas emoções, sabe bem retemperar as energias em termas milagrosas e repousar num hotel ou numa das casas de Turismo Rural da região.      


Venha descobrir o Douro e leve na alma um pouco de Portugal.

0 comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...