domingo, 18 de novembro de 2012

Açores - Uma das maravilhas da natureza


São nove as ilhas deste arquipélago de encanto: nove sensações únicas, nove passeios inesquecíveis, nove desafios a superar, nove vislumbres de um oceano a perder de vista… nove locais mágicos e inigualáveis! A natureza é generosa por estas terras e propicia uma diversidade única de sensações, vivências e experiências. Que tal observar baleias ou saltar com golfinhos? Ou descobrir lagoas verdejantes e miradouros de cortar a respiração? Ou ainda brindar com um vinho de eleição por entre vinhedos de paisagem vulcânica? Os Açores permitem estas vastas experiências… Descubra-as!

Pode começar pela maior e mais povoada das suas ilhas: São Miguel, no Grupo Oriental. É um cenário deslumbrante pontilhado por lagoas que surgiram no topo de caldeiras de vulcões. Algumas, como a Lagoa do Fogo, descansam em território praticamente intocado. Outras, como a das Sete Cidades, remetem-nos para lendas de princesas e de pastores. Do subsolo emergem as afamadas furnas, escaldante vapor de água vindo de buracos onde se preparam suculentos cozidos. Estas águas ferrosas são ainda apreciadas e indicadas para fins terapêuticos e atividades de relaxamento. São Miguel é, também, terra de ananases, maracujás e dos únicos chás produzidos de forma industrial na Europa. Santa Maria, ali ao lado, presenteia os visitantes com a única praia de areia branca dos Açores, a Praia Formosa. As típicas chaminés são um convite à fotografia, bem como as vinhas da Baía de São Lourenço e a altiva Cascata da Foz da Ribeira Grande.


No Grupo Central emergem cinco ilhas singulares. No sul da Ilha Terceira desponta o centro histórico de Angra do Heroísmo, classificado pela UNESCO como Património da Humanidade. Não hesite… passeie pelo traçado único das suas ruas! Se estiver a visitar a Terceira por alturas das Festas Sanjoaninas então sinta-se duplamente agraciado. A Ilha do Faial conta com o Vulcão dos Capelinhos e com uma das mais movimentadas marinas do mundo: a Marina da Horta. Os velejadores deixam a marca da sua passagem pintada nos paredões, dando uma cor especial a um local de onde se obtém uma incrível vista da Montanha do Pico.


Se não se fez ao mar no Faial, faça-se à montanha no Pico… Os 2351 metros da maior montanha de Portugal estão prontos a serem escalados por si! Aceite esse desafio. Se for menos aventureiro não parta do Pico sem fazer um brinde na Paisagem da Cultura da Vinha da Ilha do Pico, também ela decretada como Património Mundial pela UNESCO. Pico é também sinónimo de observação de cetáceos: comece pelos postos de vigia e termine em alto mar, apreciando esta força da Natureza. A Ilha de São Jorge é marcada pela sua costa recortada e interior montanhoso. As fajãs, segmentos de terra que invadem o oceano, são um portento da natureza e uma nota da convivência dos homens com o meio que os rodeia. Não parta de São Jorge sem provar as suas iguarias… a deliciosa linguiça de São Jorge ou o famoso queijo! A Ilha Graciosa faz jus ao nome: uma pequena ilha de vastos pastos adornados com pitorescos moinhos de vento vermelhos. O alvo casario de Santa Cruz convida a bucólicos passeios… Não é por acaso que esta é conhecida como a Ilha Branca.


Já no Grupo Ocidental, a Ilha das Flores possui um território acidentado com várias lagoas e cascatas. Destaque para as quedas de água da Lagoa dos Patos, um dos mais impressionantes lugares dos Açores… A vizinha Ilha do Corvo, a mais pequena do território açoriano, apresenta-se com o seu fascinante vulcão extinto e com uma gigantesca caldeira com pequenas lagoas.


Prepare a máquina fotográfica e parta à aventura!

0 comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...