domingo, 18 de novembro de 2012

Madeira - O Jardim do Atlântico


Em pleno oceano Atlântico e envolto na brisa amena do Norte de África, o arquipélago da Madeira surpreende pela originalidade e pela diversidade. Entre o cosmopolitismo do Funchal e a tipicidade das pequenas freguesias, entre o verde luxuriante da Ilha da Madeira e a aridez das Ilhas Desertas e Selvagens, entre enseadas de seixos negros e praias de fina areia branca, o homem uniu forças com a Natureza e criou um destino paradisíaco.      

Já muito procurada pelos ingleses no século XVII pelo seu clima e pela excelência dos vinhos, a Madeira cedo se tornou num dos destinos preferidos da elite europeia. E não é de admirar, pois a temperatura do ar nunca baixa dos 15 graus. Além disso, as suas características geográficas deram origem a uma riqueza natural única. A prová-lo estão o Parque Natural da Madeira, que engloba quatro reservas naturais, e a Floresta de Laurissilva, classificada como Património Mundial pela UNESCO. Outros caprichos da Natureza, como as piscinas de rocha vulcânica de Porto Moniz ou as Grutas de São Vicente são pretexto para um passeio. E porque não percorrer os caminhos das famosas levadas, engenhosos sistemas de irrigação que cruzam a ilha a todo o comprimento?


Plantada à beira-mar, a cidade do Funchal espraia-se pela encosta em forma de anfiteatro natural até a uma altitude considerável. Suba de teleférico até ao Monte e desça num “carro de cesto”, um experiência que nunca esquecerá. Aprecie a excelente gastronomia tradicional e relaxe nos jardins bem cuidados, sem esquecer de provar o afamado Vinho da Madeira. Ao longo da baía, encontramos alguns dos melhores hotéis portugueses que, na sua maioria, contam com piscinas de água doce e salgada e centros de congressos, aliando o lazer ao negócio. O porto da cidade é local de paragem de navios de cruzeiro e, em toda a orla marítima da ilha, encontramos marinas e molhes de onde partir para um passeio de barco.


A oferta de eventos e atividades turísticas é constante ao longo do ano, das quais se destacam o Carnaval, a Festa das Flores e as festividades de fim de ano. Um pouco por todo o lado vive-se em clima de festa, pelo que não perde nada em afastar-se do centro e conhecer as típicas aldeias de Machico e Santana, subir ao Cabo Girão, o mais alto promontório da Europa, ou ao Paul da Serra, onde chega a nevar no inverno. Em alternativa, pratique um pouco de golfe ou divirta-se no Casino da Madeira, onde nem só de jogo se faz a noite.


Igualmente única é a Ilha de Porto Santo, com a sua extensa praia de águas límpidas e areias finas de propriedades terapêuticas. Apostando no turismo de saúde, foi ali criado um moderno complexo de talassoterapia. Mas existem muitas outras atividades: golfe, ténis, mergulho, pesca desportiva e passeios a cavalo ou de barco são sempre bons temas para uma fotografia.

0 comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...