domingo, 18 de novembro de 2012

Descobrir o Centro de Portugal


Entre o litoral das praias e a fronteira, os rios Douro e Tejo, o Centro de Portugal é rico e diverso.

Surpreenda-se com as serras e montanhas, as tradicionais aldeias do interior e as coloridas cidades do litoral. Passeie-se sem pressas pelo centro urbano de Viseu, tão cheio de magia e tranquilidade. No ponto mais alto da cidade ergue-se a Sé Catedral e ao lado, o imperdível Museu Grão Vasco. Visite o Solar do Vinho Dão, no refrescante Parque do Fontelo, e desvende a história desta região vinícola de afamados vinhos tintos. 

Seguindo pelo rio Mondego encontra a romântica Coimbra, cidade dos estudantes. Contemple a Via Latina e a Torre Sineira, antigos edifícios daquela que é a mais antiga Universidade de Portugal. A Sé Velha é um dos mais belos e preservados monumentos de período românico. Visite os dois Mosteiros de Santa Clara e se viaja em família desfrute de calmos passeios no tranquilo Jardim Botânico ou na Quinta das Lágrimas. Explore com as crianças o Portugal dos Pequenitos… elas vão adorar! Um pouco a sul de Coimbra, visite as ruínas de Conímbriga e o Museu monográfico.  

    




De extensos areais de areia fina também se fazem as praias da costa da Figueira da Foz e Aveiro. E os barcos moliceiros são-lhe familiares? Na Ria de Aveiro, navegue nestas coloridas embarcações em forma de meia-lua e viva uma experiência única pelos canais. Se preferir terra firme, dê umas pedaladas na BUGA, bicicleta municipal de uso gratuito, junto ao Canal Central. Mas não parta sem levar como recordação um ex-líbris da cidade, os famosos ovos-moles de Aveiro. À saída, pare no Museu Marítimo de Ílhavo e conheça melhor a relação desta população com o mar.     

 

Neste território encontra ainda um dos mais importantes santuários de vida selvagem da Europa, o Parque Natural do Tejo Internacional, a sul de Castelo Branco, que faz parte de uma área preservada - o Geopark Naturtejo – um tesouro a explorar. E o Parque Natural da Serra da Estrela? Descubra as 25 Lagoas, autênticos espelhos naturais de água pura e límpida. Com inúmeros rios e montanhas, aí existem condições excecionais para o turismo de natureza, onde não falta a oportunidade de praticar desportos mais radicais. Trate da saúde do seu corpo e mente nas terapêuticas e milagrosas águas termais da Curia, do Luso, de São Pedro do Sul, de Caldas de Felgueira ou de Monfortinho.


Já ouviu falar das Aldeias do Xisto? Conheça estas 24 povoações de aspeto pitoresco, seguindo diversos percursos pedestres que passam por algumas praias fluviais onde se poderá refrescar. Explore as aldeias históricas como Belmonte, património vivo do Judaísmo, e o Piodão, com as suas pequenas casas de pedra e telhados de xisto, uma autêntica aldeia-presépio. Visite Idanha-a-Velha e em Monsanto, percorra o casario típico da vila histórica e aprecie a Torre de Lucano. Depois explore a Serra da Gardunha, onde encontra a aldeia de Castelo Novo, com as típicas casas senhoriais de granito.


O Centro do país é lugar de uma gastronomia diversificada, desde os sabores da chanfana, do queijo da serra e dos enchidos, ao inigualável leitão da região da Bairrada e à vitela de Lafões, e faça um brinde com os afamados vinhos do Dão e da Bairrada ou até com os espumantes!


Sinta-se confortável no sempre hospitaleiro Centro de Portugal!

0 comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...